Você sabe o que é o Certificado SSL/https? Precisa saber!

Vamos esclarecer de uma vez por todas o que é SSL e, porque ele é indispensável para EVITAR crimes na internet, AUMENTAR a credibilidade da sua página e MELHORAR o ranqueamento no Google.

Talvez você não trabalhe com desenvolvimento de sites, e o termo “Certificado SSL” pode parecer algo muito complicado. Mas, fique tranquilo! A verdade é que a preocupação com a segurança dos sites aumentou muito nos últimos anos, e você também precisa e pode se precaver.

Continue a leitura desse post e descubra o que é SSL e tenha mais clareza sobre a importância e os benefícios de instalá-lo em seu site.

“Então pelo amor de Deus, o que é SSL e qual o propósito do Certificado?”

SSL é uma sigla para o termo Secure Socket Layer. É usada para descrever o mecanismo de criptografia¹ criado para aumentar a segurança dos dados compartilhados pela web. Com a instalação do Certificado SSL, a URL do seu site passa para o formato HTTPS e exibe o ícone de um cadeado trancado para sinalizar que o site é seguro.

Criptografia¹ é uma área da criptologia que estuda e prática princípios e técnicas para comunicação segura na presença de terceiros, chamados “adversários”. Mas geralmente, a criptografia refere-se à construção e análise de protocolos que impedem terceiros, ou o público, de lerem mensagens privadas.

O objetivo do Certificado SSL é adicionar proteção ao seu site.

Para entendermos de forma simples, vamos usar esse texto de exemplo. Imagine que cada letra ou pontuação do texto oculpe uma caixinha, onde em cada caixinha só é possível a presença de um caractere, uma letra ou uma pontuação. Agora imagine que alguém conseguiu embaralhar todas essas caixinhas, será impossível escrever o texto exatamente como estava escrito.

E essa é exatamente a lógica por trás da criptografia. Quando alguém por exemplo digita o número de um cartão de crédito em um site com o certificado SSL, os números são codificados e embaralhados. Se algum hacker invadir a conexão em busca de dados, não conseguirá traduzi-los, por isso só acesse e acima de tudo, só faça compras em sites com certificados ssl.

Como identificar um site inseguro?

O Google deu um importante passo na busca por entregar apenas sites seguros aos seus usuários na navegação. O seu principal navegador, o Google Chrome, passou a exibir um aviso quando a página acessada não era segura, acredito que se você chegou a visualizar tal aviso chegou a se assustar.

Desde então, sites que não utilizam o protocolo de segurança HTTPS deixaram de passar despercebidos, aumentando assim a segurança do usuário.

Como saber se meu site precisa do certificado SSL?

Proteger dados e informações financeiras devem ser uma preocupação prioritária e o SSL também pode fazer isso. Em função da sua criptografia, dados podem ser trocados entre um navegador de internet e um servidor web sem maiores riscos.

A tecnologia é recomendada principalmente para sites de e-commerce, lojas virtuais no geral, e sites que lidam com dados pessoais de clientes. Mas é obvio, que o número de pessoas que se sentem seguras e  confortáveis em acessar sites que possuem o certificado SSL é maior do que caso ele não tivesse. Ninguém vai querer ficar muito tempo em um site, onde o navegador te alerta que ele pode não ser seguro.

Em função desta percepção, as empresas estão utilizando o certificado para manter a confidencialidade dos dados, e como um diferencial estratégico – capaz de garantir que a empresa foi verificada por uma organização legítima.

Chega de enrolar, veja 4 motivos para você instalar o Certificado SSL no seu site.

Tem quem acredite que blogs não precisam se preocupar com a segurança, pois não solicitam informações dos leitores e não precisariam assim do SSL, será mesmo?

Segue uma lista com cinco motivos para que o seu site tenha o Certificado SSL.

1. Baixo custo

Instalar o Certificado SSL não requer um alto investimento. Se o seu site está hospedado nas melhores soluções, não terá nenhum custo adicional. Por isso sempre indico a Hostinger, a Hostigator e a siteground.

2. O Google recomenda

A segurança é cada vez mais prioritária. Então, mais cedo ou mais tarde, você terá que saber o que é SSL e o seu site terá que possuir esse certificado. Como os crimes na rede causam prejuízos milionários por vezes em todo o mundo, o SSL é o nível mais básico de segurança para um site, sempre é aconselhado possuir algum tipo de proteção extra.

3. Os usuários esperam

Trabalhando na internet você já deve ter ouvido falar sobre a experiência do usuário, ou pelo menos deveria. Seu sites devem atender às expectativas de quem vai acessá-lo e dois fatores influenciam muito a permanência das pessoas em uma página: o tempo de carregamento e a segurança.

Assim como navegar em um site lento é uma experiência muito ruim, entrar em um site que parece inseguro, também é, acredite.

4. Segurança

Algumas funcionalidades estão disponíveis somente para sites que possuem a certificação SSL? Existem Application Programming Interface (APIs) que só podem ser usadas quando o site é exibido em HTTPs.

São recursos que podem ser instalados no seu site para atrair a atenção, direcionar o público e até melhorar o posicionamento do site nas ferramentas de busca. Um exemplo é a geolocalização, muito útil para quem tem negócios locais.

Tem dúvidas sobre como fazer um site? Deixe um comentário ou entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Não perca!

Receba conteúdos valiosos sobre construção e manutenção de sites. Inscreva-se gratuitamente.

plugins premium WordPress