Com certeza você já ouviu o termo “Site responsivo”, mas você sabe realmente o que é, e qual a sua importância?

Quem quer marcar presença online precisa começar por um site responsivo.

Mas afinal, o que é site responsivo?

Site responsivo é aquele formado por conteúdos que se adaptam ao formato de tela do dispositivo. Seja no computador, no tablet ou no celular, o layout (designer) do site se ajusta para favorecer a experiência do usuário e torná-la mais agradável e atrativa.

Quer ver um exemplo? O meu site acessado em dispositivos diferentes se apresentar de formas diferentes. Pode perceber que todos os elementos continuam preenchendo a tela de forma harmônica, independente do dispositivo que o usuário esteja usando.

Essa mudança no Layout acontece seja na pequena tela de um smartphone ou mesmo em telas bem maiores, como a de uma Smart TV, tudo para melhorar a experiência do cliente em seu site.

Os sites responsivos são projetados para oferecer a melhor experiência de leitura ao usuário, e claro, tudo começa pelo design, pois de forma inteligente ele identifica qual é a largura de cada dispositivo, e assim, ajusta as páginas a serem exibidas.

De acordo com dados do IBGE, o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Entre os anos de 2017 e 2018, o percentual de pessoas de 10 anos ou mais que acessaram a internet pelo celular aumentou de 97% para 98,1%.

Uma das recomendações do Google PageSpeed Developers é que o conteúdo em um dispositivo móvel seja carregado em menos de 1 segundo. E o carregamento completo da página em menos de 2 segundos.

Na maioria dos casos, isso se torna inviável quando uma versão desktop do site é carregada em um dispositivo móvel. A velocidade de carregamento, além de ser um fator de rankeamento para o Google.

Quando você abre um site no celular ou tablet e as letras ficam minúsculas ou distorcidas, tenha a certeza que este site não é responsivo. E o que você normalmente faz? Se respondeu, “saio para procurar uma opção semelhante mais agradável.”, você entendeu a importância de ter um site responsivo.

Então quando for desenvolver um site, faça ou busque profissionais que trabalham dessa forma, para que assim você não perca futuros clientes.

Tem dúvidas sobre como fazer um site? Deixe um comentário ou entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Não perca!

Receba conteúdos valiosos sobre construção e manutenção de sites. Inscreva-se gratuitamente.

plugins premium WordPress