Marketing Digital para restaurantes

Nos últimos anos, usar o marketing digital como estratégia para divulgar o seu estabelecimento tem se tornado cada vez mais importante e lucrativo. Isso porque ele aumenta a sua visibilidade e também o número de possíveis clientes, trazendo mais gente ao seu negócio.

Inclusive, o marketing digital para restaurantes foi o que salvou muitos deles durante a pandemia, em que foi necessário manter seus negócios fechados. Com o lockdown, até os restaurantes que já realizavam delivery tiveram que investir ainda mais para garantir seu lucro do mês.

Se não investir em marketing digital para seu negócio, irá ficar para trás. Pensando nisso, separamos neste artigo, algumas dicas e estratégias para se destacar da concorrência e melhorar suas vendas! Confira:

A importância do Marketing Digital para seu restaurante

Atrair mais clientes para o seu estabelecimento pode ser uma das principais dificuldades que você encara. Por isso, investir no marketing digital pode ser uma excelente estratégia para aumentar seus rendimentos mensais e criar um relacionamento duradouro com seus clientes.

Investir nas redes sociais, anúncios digitais, ter um site otimizado, engajar e interagir com os clientes são medidas simples que geram resultados extremamente positivos. Através do marketing você consegue descobrir qual o público que mais consomem o seu produto, como faixa etária, sexo, ocupação acadêmica, localidade, principais interesses e muito mais. Além de conseguir identificar as estratégias e campanhas que trazem maiores retornos para a empresa.

Para aplicar as estratégias de marketing digital no seu restaurante, não existe uma receita de bolo, mas nós separamos aqui as principais utilizadas e que com certeza irá melhorar as suas vendas ao final do mês. Como:

Presença on-line

Construa uma presença online forte e diferenciada. Esse é o primeiro passo para ter sucesso no meio digital e refleti-lo no seu estabelecimento físico. Crie uma identidade visual, tenha uma comunicação direta e descontraída, estimule as pessoas a acessar o site ou mídia social, crie conteúdos de valor que agregue na vida das pessoas e abuse das food-porn nas suas mídias sociais.

A qualidade das fotos dos pratos do seu restaurante é muito importante para gerar nas pessoas a vontade de consumir no seu restaurante. Portanto, não negligencie este elemento.

Identidade visual

Uma identidade visual que se destaque da concorrência, que transmita a mensagem que o seu restaurante gostaria de passar aos seus clientes, que seja lembrada e admirada é mais importante do que você pode imaginar.

Pense, por exemplo, no Mc Donald ‘s. Em qualquer lugar do mundo que você estiver, as pessoas são capazes de reconhecer aquele M amarelo e único, sem sequer está escrito o nome do restaurante. Isso é muito importante para gerar autoridade e reconhecimento da sua marca e estabelecimento. Além de ser muito mais fácil fazer as pessoas lembrarem do seu negócio quando quiserem consumir algo relacionado ao que você oferece.

Engaje com seus clientes

Se você tem um perfil nas redes sociais, mas não o usa para engajar e interagir com seus clientes, você está fazendo isso errado. As redes sociais servem justamente para comunicar e influenciar as pessoas que acessam o seu perfil e consumirem no seu restaurante.

Por isso, sempre que algum cliente deixar algum feedback sobre a sua comida, fazer um elogio ou perguntar alguma coisa nos comentários, responda de forma rápida e educada. A interação nas redes sociais pode ser um verdadeiro catalisador de pedidos no seu restaurante. Além de que quanto mais interações na sua página, mais a rede social entende o seu conteúdo como relevante e o mostra para novas pessoas, atraindo ainda mais potenciais clientes.

Faça promoções especiais, cupons de descontos exclusivos para os seguidores, combos promocionais e programas de fidelidade, criando uma relação sólida e de longo prazo com aqueles que consumirem no seu restaurante.

Tenha um site otimizado

Ter um site otimizado, responsivo e intuitivo é fundamental para consolidar o seu restaurante no meio digital. Assim, ao acessá-lo, o cliente consegue encontrar todas as informações necessárias de forma fácil e rápida. Cardápio, preço, forma de entrega, localização e telefone são algumas informações básicas que devem conter no seu site.

Além disso, falar um pouco sobre a história do restaurante, sua visão, missão e valores para gerar uma conexão maior com o cliente também é importante. Uma outra estratégia eficiente, é fazer um blog dentro do seu site, com informações e conteúdos relevantes relacionados ao segmento, como receitas ou dicas de pratos para datas especiais. Isso irá atrair ainda mais pessoas de forma orgânica ao seu site, tornando mais fácil de convertê-los em clientes.

Utilizar técnicas de SEO e Google Meu Negócio para facilitar que as pessoas encontrem o seu estabelecimento nas procuras do Google podem triplicar acesso ao seu site e, consequentemente, suas vendas.

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Tenha um sistema de Delivery de qualidade

Invista nas embalagens, qualidade da entrega, não atrase os pedidos e analise o trabalho dos seus concorrentes no serviço para ver como você pode se diferenciar. Veja qual a plataforma se encaixa melhor com o seu negócio e pode trazer mais visibilidade e atender melhor ao seu público.

Faça anúncios on-line

Criar anúncios on-line é uma das melhores ferramentas para atrair seu público alvo e ter resultados expressivos. Plataformas como Facebook e Google permitem a compra de mídia para que você alcance potenciais clientes que ainda não conhecem o seu estabelecimento e expandir o alcance do seu restaurante.

Nos anúncios, você pode fazer uma segmentação personalizada, explorando seu público-alvo de forma personalizada e encontrando novos públicos de interesse. Com pouco investimento em anúncios on-line, você já é capaz de conseguir resultados expressivos e um ótimo retorno sobre investimento.

Vale lembrar que todas essas estratégias devem ser utilizadas de forma integrada e inteligente. Fazer uma mensuração e análise de cada estratégia utilizada e quais funcionam melhor e trazem mais resultados, é essencial para tomadas de decisões e direcionamento de estratégias futuras. Por isso, acompanhe de perto o trabalho digital realizado e certifique-se de utilizar técnicas que funcionem para seu restaurante e descubra novas.

Invista no atendimento

Atrair milhares de pessoas para o seu site, mídia social ou restaurante, mas não garantir um atendimento de excelência que encante os seus clientes e os façam querer voltar sempre, não adianta nada.

Por isso, treine sua equipe de funcionários de modo que todos os setores da empresa, seja atendimento, gestão, marketing e etc. estejam alinhados e preparados para realizar um atendimento de qualidade. Isso faz toda a diferença na satisfação e fidelização do cliente, aumentando as chances de fazê-lo voltar ao local e até indicar para novas pessoas.

Clientes satisfeitos são verdadeiros divulgadores do seu negócio. Por isso, não deixe de colocar todas essas dicas em prática no seu restaurante. Isso trará um diferencial para o seu estabelecimento e irá destacá-lo entre a concorrência.

Toda estratégia de marketing digital precisa ser pensada, analisada e preparada com calma e de forma eficiente para evitar gastos desnecessários. Essas informações com certeza irão ajudar o seu restaurante a dar os primeiros passos no meio digital e trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.

Encontre a melhor estratégia para você e comece a colocar em prática agora mesmo!

E lembre-se, estamos aqui para te ajudar, entre em contato e descubra todas as nossas soluções feitas exclusivamente para você:
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