Conheça 8 tipos de sites e descubra qual é o melhor para o seu negócio!

Para atender às necessidades de cada empresa, há diversos tipos de sites. A escolha correta do modelo de página fará toda a diferença para a estratégia e a conversão de clientes de acordo com os seus objetivos.

Se você tem buscado maneiras de divulgar melhor seus serviços e produtos na Internet e ainda não sabe como, chegou a hora de conhecer cada tipo de site e escolher o que melhor irá atende-lo.

1- Site Institucional

É o local onde será transmitido, ao público, informações importantes sobre sua marca/empresa, como localização e com o que trabalha, tendo como principal objetivo criar vínculos.

O site institucional é o rosto da sua empresa no mundo virtual, criado para facilitar a prospecção de novos clientes e abrir oportunidades para novos negócios.

2- Site Dinâmico

Essa possibilidade combina diversas seções e, normalmente, aparece com várias páginas e recursos, ou seja, ela combina mais de uma abordagem.

O conteúdo muda e expande-se com o passar do tempo. Esse tipo de página contribui muito para ações mais efetivas de Marketing Digital, pois não se limita a falar apenas sobre seus produtos.

Dentro dessa opção de página você pode adicionar um blog oferecendo dicas e informações importantes para cativar possíveis novos clientes.

3- Loja Virtual/E-commerce/Delivery

O objetivo é fazer com que as pessoas conheçam os seus produtos e adquiram os mesmos com apenas alguns cliques. São muito bons para lojas de roupas, calçados, serviços de delivery e outros formatos diversas.

Para fazê-lo funcionar devidamente, é importante desenvolver um site responsivo, nossa especialidade, e que o mesmo seja constantemente atualizado com os produtos dispostos para venda.

Existe uma grande concorrência na Internet, então a experiência do usuário é uma questão central para que ele se interesse em realmente efetuar uma compra.

4- Site One Page/Mini-site

Os sites one-page ou mini-site está entre os exemplos de sites que ganharam mais força nos últimos anos. Possuem a grande vantagem de serem altamente responsivos e como o nome já dá a entender, trata-se de um site com apenas uma página.

Normalmente são usados por empresas com uma audiência mais jovem, que já está familiarizada com esse tipo de linguagem, onde o conteúdo encontra-se tudo em um mesmo lugar.

A navegação acontece ao rolar a página para baixo, onde cada seção do site traz um bloco de informações, como serviços, formas de contato, sobre e assim por diante.

5- Portais

Eles funcionam como agregadores de conteúdo. Não possuem uma função única e mudam rapidamente, de acordo com as atualizações.

Você já deve ter entrado em um site como o G1, que reuni uma grande quantidade de informação e conteúdo.

Gerenciar um site com o fluxo de produção de conteúdo tão grande, não é tarefa fácil. Muitos desses sites contam com colaboradores externos para produzir suas notícias e manter sua rede atualizada.

6- Hotsite

Eles têm o propósito de atender a uma campanha específica, como divulgar um evento ou lançamento, algo pelo qual as pessoas irão nutrir um certo interesse, mas apenas momentâneo.

Feitos para reforçar alguma campanha de publicidade ou de Marketing.

7- Landing Page

O foco principal é trabalhar com todo conteúdo em uma única página, para a apresentação de serviços / produtos, geração de leads* e vendas. Campanhas específicas em links patrocinados, redes sociais e outros costumam redirecionar seus visitantes para essas páginas, para que as empresas tenham uma visão melhor das conversões.

8- Blogs

São fundamentais para empresas/marcas que desempenham uma estratégia de marketing de conteúdo. É um exemplo de site voltado para a publicação de artigos de forma constante.

É uma ótima plataforma para consolidar o relacionamento com os clientes e para nutrir *leads.


*Leads – É um termo de marketing usado para descrever o início do interesse ou questão de um possível cliente num determinado produto ou serviço de uma empresa. Os leads ao contrário dos prospects, são contatos que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço.


Gostou de saber quais são os tipos de sites e qual é o melhor para meu negócio? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude mais pessoas!

Tem dúvidas sobre como fazer um site? Deixe um comentário ou entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Não perca!

Receba conteúdos valiosos sobre construção e manutenção de sites. Inscreva-se gratuitamente.

plugins premium WordPress