7 dicas para melhorar o seu delivery

Todos os dias milhões de pessoas pedem suas refeições por delivery. É um hábito bastante comum, principalmente depois da quarentena.

Diante dessa popularidade, muitos são os que estão dispostos a implantar um sistema de delivery em seu negócio, ou, pelo menos, melhorá-lo.

Na era digital, é muito importante oferecer boas opções de atendimento ao cliente, para que o nome do seu negócio fique marcado na mente do público. Assim, quando sentirem vontade de pedir uma refeição de qualidade, estarão com o nome do seu restaurante na ponta da língua.

Se você tem um restaurante e acredita que investir nas entregas pode ajudar seu negócio a crescer, você está certo. Um sistema organizado e meticulosamente planejado pode ser tudo o que você precisa para alavancar o seu negócio.

Se esse for o seu desejo, confira algumas dicas que separamos exclusivamente para quem quer melhorar o seu delivery!

1. Promova seu restaurante

Como você cuida da divulgação dos pratos do seu restaurante?

Se você quiser que seus clientes solicitem entregas no seu estabelecimento, precisa investir na divulgação desses serviços. Seus clientes sabem que seu restaurante trabalha com entregas? Se a maioria não souber, é hora de consertar isso.

Para começar a divulgar, o nome do seu negócio precisa estar dentro do mundo das redes sociais. É lá que você conseguirá criar uma reputação e despertar o desejo do seu público, mas você precisa ser constante em suas postagens. Nada de deixar o Facebook e o Instagram em modo avião!

Coloque nos stories, faça promoções, sorteios, fotografe seus melhores pratos e publique para todos os seus seguidores verem. É hora de investir no seu negócio, sem vergonha.

O objetivo é alcançar seus clientes antigos e vários potenciais novos consumidores! Não perca o ritmo, seu restaurante só tem a ganhar.

2. Tenha um site próprio

Pense no quão útil seria! Um site com sistema de delivery valeria o investimento, não?

Isso porque existem benefícios nesse tipo de ferramenta que são práticos o suficiente para ajudá-lo durante o dia a dia. Quer saber mais?

Ótimo! Imagine um belo design, a identidade do seu restaurante e uma gestão completa de cardápios em tempo real?!

E pode melhorar. Com um site você pode organizar seus pedidos e centralizá-los para que não se atrapalhe ao administrar. Chega de misturar os pedidos e confundir os clientes!

Sabe seus pedidos no whatsapp, facebook e ligações? Você pode ter um controle maior sobre eles.

É inegável dizer que um site deixa tudo com um ar mais profissional!

Seus clientes terão acesso fácil ao seu “restaurante online”, farão os pedidos sem precisar instalar aplicativos para tal e, por fim, poderão optar pela forma de pagamento que estiver disponível.

Sua imagem será construída aos poucos, negligenciar a influência de um site pode ser um erro.

Se seu desejo é crescer, recomendamos esse ótimo caminho para criar acessibilidade e credibilidade com seu público-alvo!

Imagine um menu de categorias com as fotos e as descrições do seu prato?

Um horário definido para que seu delivery funcione?

Os lucros serão consequência.

Não parece uma má ideia, certo? E melhor, sem o pagamento de comissões e taxas de uso. Entre em contato e peça um orçamento.

3. Venda seu peixe

Muita calma na hora de apresentar seu produto, é de suma importância!

Se você já trabalhava com entregas antes e recebeu comentários de que suas refeições chegavam frias ou atrapalhadas, trate só de dar um jeito nesse probleminha.

A apresentação da sua comida é quase tão importante quanto o sabor. Você precisa corresponder às expectativas do cliente!

Ou seja… se você prometeu arroz, bife acebolado, tutu, batata frita e crocante na foto, não pode entregar batata murcha, cebola revirada no tutu e um bife que nem a melhor faca pode cortar!

Seja fiel às suas promessas. É isso que vai garantir a satisfação dos seus clientes e as indicações que você precisa para fazer com que seu delivery cresça.

Pode parecer uma dica previsível, mas até os melhores restaurantes cometem o erro de entregar suas belas refeições nas mãos de entregadores descuidados. A falta de jeito com a comida e a demora na entrega são mais que o suficiente para estragar um prato que tinha tudo para ser delicioso! Por isso, converse com seus entregadores para que eles cuidem bem do seu produto.

Se seu desejo é crescer, até o mínimo detalhe é de suma importância.

Não esqueça de comprar as embalagens certas, e todos os materiais necessários para conservar a temperatura da sua comida.

Venda seu peixe. Venda uma promessa!

E cumpra com ela.

4. Crie o seu “biscoito da sorte”

A relação trabalhador-cliente precisa ser quebrada. As pessoas gostam de comprar em lugares onde o atendimento é bom, onde se sentem especiais.

Invista na imagem do seu restaurante, que tal produzir pequenos bilhetes que acompanharão a sua refeição?

Além de desejarem um sabor característico, as pessoas se interessam pelo significado do que estão consumindo. Se seu prato tiver uma história significativa, digite-a e imprima para que acompanhe sua comida, como se fosse um pequeno folheto.

As pessoas se lembrarão daquilo e associarão seu restaurante a algo maior do que apenas um lugar que faz comida boa.

É por isso que os biscoitos da sorte fazem tanto sucesso.

Crie uma sensação agradável que vá além do tempero da sua comida.

Tempere a sua imagem!

5. Expanda as formas de pagamento

Não é uma opção oferecer um delivery que aceita apenas um modo de pagamento. Se quiser ter sucesso com seu esquema de entregas, precisa proliferar os modos como seus clientes o pagarão.

Hoje em dia, os grandes negócios de delivery oferecem os seguintes meios:

▪ Cartão de crédito
▪ Cartão de débito
▪ Dinheiro
▪ Pix
▪ Ticket-restaurante

É claro que, dentro de algumas das categorias, abre-se espaço para subcategorias, como os tipos de cartão de crédito, por exemplo. Seja como for, oferecer opções vai garantir que seu cliente não desista facilmente da encomenda, e dá a seu restaurante mais um ponto da escala de prós e contras.

Vale à pena, não?!

6. Seja realista com a sua localização

Sei como é difícil controlar a ambição quando o assunto é fazer o seu negócio crescer. É realmente um orgulho para cada trabalhador contemplar o sucesso do seu próprio empreendimento, mas a sua emoção não pode ser superior à racionalidade nesse caso.

Alguns restaurantes de qualidade impecável infelizmente caíram nesse empecilho. Ao tentar expandir sua área de entrega e, assim, construir uma reputação ainda mais consolidada, afetaram as características de seu produto.

Isso porque seu estabelecimento necessita ter uma área de entrega definida.

É quase uma obrigação.

Ter pontos mínimos e máximos de entrega garantirão a qualidade e tempo perfeitos para o seu delivery.

Lembre-se que seu restaurante precisa ser reconhecido por entregas ágeis e refeições excelentes.

Não vale à pena ficar sedento pelo dinheiro e deixar de lado a autenticidade.

Se você não tem outros restaurantes em diferentes locais, invista o que puder nos arredores da localização em que você se encontra.

É uma sábia dica que não pode ser esquecida.

Reconheça seus limites e se dedique dentro deles. Com o tempo, as coisas ficarão mais fáceis e você poderá investir na criação de novos restaurantes em outros lugares. Que tal?

Comece com o que você já tem.

7. Dê ouvido às críticas construtivas

Nada de orgulho nessa hora!

Feedback é de suma importância para que você saiba o que mudar e quando mudar. Os negócios que fizeram mais sucesso foram os que absorveram as críticas e trabalharam em cima dela para criar coisas ainda melhores.

É claro que as críticas destrutivas devem ser ignoradas. Mas as que tiverem fundamento precisam ser ouvidas e analisadas friamente, para que você possa compreender o que está errado e o que é necessário fazer para mudar o quadro.

Restaurantes cadastrados em aplicativos famosos ou que, porventura, tenham seu próprio, tem acesso mais fácil ao feedback do cliente. Essa seria a segunda vantagem do que foi comentado no princípio do artigo.

Se você cadastrar seu estabelecimento em ferramentas online, terá uma visão clara sobre os comentários positivos e negativos dos seus consumidores.

E por que isso é bom? Fácil.

Clientes indicam clientes. Mas clientes também podem desencorajar futuros interessados. Ignorar as críticas só prova imaturidade e orgulho. Se você reconhece o valor e a qualidade do seu produto, não ficará aflito diante de algumas opiniões.

Essa é a chave.

Não é uma opção mudar a essência do seu negócio apenas pelo que as pessoas estão comentando. Grandes empresas caíram nesse abismo. Grandes empresas ainda cairão. Mas se você for astuto, vai se desviar facilmente desse dilema.

Encontrar o equilíbrio entre a melhoria e permanência das características do seu trabalho é uma das técnicas mais promissoras que você pode usar.

Ouça as críticas e aprenda com elas.

Então melhore 100% a eficiência do seu delivery!

Tem dúvidas? Deixe um comentário ou entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Não perca!

Receba conteúdos valiosos sobre marketing digital para restaurantes/lanchonetes. Inscreva-se gratuitamente.

plugins premium WordPress